CRISTIANISMO

É muito triste observar que a quase totalidade das pessoas não percebe uma coisa fundamental! O Cristianismo NÃO É: a igreja católica, nem a protestante nem qualquer outra! O Cristianismo É:

1º Pela fé em Deus, acreditar que só a Bíblia é a Palavra de Deus Criador de tudo!
2º Viver diariamente de acordo com o ensino de Cristo.

É claro que é impossível para qualquer pessoa fazer isto pela sua capacidade e força, mas se deixar o Espírito Santo agir nela, então, verá a Glória de Deus!

"Quem não tem o Espírito(Santo) não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente." (1ª Coríntios 2:14)

Cristão não é aquela pessoa que afirma que é, porque qualquer um pode dizer que é cristão, mas isso não o torna um cristão! Cristão é quem a cada dia pratica a doutrina de Cristo, que é o que está escrito a Bíblia.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

91-Está escrito...




1 Tendo acabado de dizer essas coisas, Jesus saiu da Galiléia e foi para a região da Judéia, no outro lado do Jordão. Grandes multidões o seguiam, e ele as curou ali. 3 Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: “É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?” 4 Ele respondeu: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ 5 e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’ 6 Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe”.7 Perguntaram eles: “Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?” 8 Jesus respondeu: “Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. 9 Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério”. 10 Os discípulos lhe disseram: “Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar”. 11 Jesus respondeu: “Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado. 12 Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite”.
Mt 19:1-11


18 “Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu. 19 “Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. 20 Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.
Mt 18:18-20



29 Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, 30 deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas,

irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. 31 Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros".
Mc 10:29-31

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

89-quem é satanás? como o vencer?


retirado do blog

http://arosadesaromportugal.blogspot.com


(Para uma melhor compreensão deste texto, por favor leia antes o texto: “De onde viemos, quem somos e para onde vamos?” Clique aqui!)

Satanás ou o diabo, é nosso 1º inimigo no Caminho estreito em direcção à Vida eterna ao lado de Deus. Fique a saber que há um grande número dos que se dizem cristãos, que não acreditam que ele existe; outros têm até medo dele, e também há outros que dizem que não precisam de o enfrentar, porque pedem a Jesus que o faça, ou que Jesus já o fez por eles. Todos os que têm estes tipos de opiniões sobre o diabo, além de estarem a dizer que Deus é mentiroso, também estão a seguir doutrinas de homens religiosos, e não o que Deus diz na Bíblia. Vamos ler em Tiago 4:6
“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.”
1ªPedro 5: 8, 9
“Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos”
Quem tem de resistir aos ataques do diabo? NÓS! Como? Fazendo uso do Nome de Jesus e citando o que está escrito na Bíblia, como o Senhor Jesus fez. Em Mateus 4:1 a 11 diz:
“Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se Dele e disse: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’ ”. Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-O na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: “ ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’ ”. Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’ ”. Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: “Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares”. Jesus lhe disse: “Retire-se, SatanásPois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto’ ”. Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.”
Leia com atenção e veja: Foi o Espírito Santo, que levou para o deserto Deus encarnado como ser humano, para resistir ao diabo e seus ataques, sempre fundamentado na Bíblia.Jesus é Deus! Ele fez isto para nos ensinar a fazer o mesmo, quando formos tentados pelo mal. Ele coloca à nossa disposição pela fé, o poder necessário para vencermos os ataques. Em Efésios 6:10 a 15 diz:
“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”
Temos aqui todas as informações que precisamos para entender! Nós somos munidos do poder que Deus coloca à nossa disposição, para resistirmos aos ataques do mal. Temos um exemplo, de como devemos agir na luta contra o o diabo, no livro de Actos dos Apóstolos 16:16 a 18, 30.
“Certo dia, indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações. Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”. Ela continuou fazendo isso por muitos dias. FinalmentePaulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: “Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela!” No mesmo instante o espírito a deixou.”  30 Estende a tua mão(Deus) para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus”.
Temos mais informações em Actos 4:7 a 10
“Mandaram trazer Pedro e João diante deles e começaram a interrogá-los: “Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso?” Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo! Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado, saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do Nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.”
Combatemos as forças do mal, que são o diabo e seus anjos caídos ou demónios(que nos atacam durante o nosso Caminho em direcção à Vida eterna com Deus), usando o poder que há no Nome de Jesus(saiba mais sobre este assunto, clicando nas letras azuis) e sempre fundamentados no que está escrito na Bíblia. Para saber como fazer leia: “ Oração de batalha espiritual.” clique aqui! Sugiro que leia e releia estas verdades até entrarem no seu coração, para fazer parte da sua maneira de pensar e agir. Depois, leia também a continuação deste estudo: “ O que é o mundo?” Clique aqui!

88-O CONFORMISMO É MAU!


O conformismo segundo a Bíblia, que é a Palavra de Deus, é um sentimento que não deve habitar no coração dos verdadeiros cristãos. Conformar-se é conciliar, amoldar-se ou resignar-se. Deus diz que não devemos nos conformar com as coisas más que nos acontecem, e que estão fora da vontade Dele para aqueles que são seus filhos. Para saber qual a vontade de Deus para as nossas vidas, precisamos estar em comunhão com Ele, através da Bíblia e das oraçõesDesta maneira aprenderemos a distinguir todas as coisas que nos acontecem na vida, as que vêm de Deus, e as que vêm do diabo. As de Deus são as bênçãos e as do diabo são as maldições, mas tenha cuidado para não pensar que, tudo o que você acha que é bom necessariamente vem de DeusUma bênção é aquilo que Deus nos concede, e que é o melhor para nós segundo a opinião Dele. Vamos estudar a Bíblia para entendermos mais, sobre o que Deus diz, e com o que não nos devemos conformar. Romanos 12:2

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
O que Deus quer dizer com padrão deste mundo? Que mundo é este a que Deus se refere? Para entender leia o texto: “O que é o mundo?” Vamos dar alguns exemplos de frases que expressam o conformismo:
  • “Estou doente porque é da vontade de Deus.”
  • “Esta vida é mesmo assim cheia de tristezas, Deus quer assim, então assim seja.”
  • “Vai-se andando assim como Deus quer, uns dias maus e outros melhorezinhos.”
  • “Morreu dessa maneira trágica, porque foi da vontade de Deus.”
  • “Esta desgraça veio sobre mim, porque Deus quis assim.”
  • “Existem tantas pessoas que estão muito piores que eu, por isso eu agradeço a Deus por não estar tão mal assim.”
  • “Não se pode ter tudo na vida, se temos um pouco de saúde já está bom.”
  • “Este acidente que me aconteceu, foi da vontade de Deus.”
É certo que Jesus disse que neste mundo teríamos aflições, mas Ele também disse que as venceríamos todas por causa Dele. Um verdadeiro cristão não vai estar imune aos problemas que surgem, mas ele vai vencê-los a todos usando a Palavra de Deus, e o poder de Deus, que estão à sua disposição a partir do momento que ele os reivindica. Quem nos traz as aflições com a permissão de Deus, é o diabo a quem Jesus chama de ladrão (João 10:10). A maioria dos que se dizem cristãos acham que Deus é o responsável por todas as coisas que lhes causam aflições, mas não é isso que Ele afirma. Deus só quer o nosso bem, por isso temos de O conhecer, para sabermos o que Ele considera o bem, e o que Ele considera o mal. Para entender melhor, leia o texto:“O bem e o mal.” 
João 16:33
“Eu(Jesus) lhes disse essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
Romanos 8:37
“Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio Daquele(Jesus) que nos amou.”
João 10:10
“O ladrão(o diabo) vem apenas para roubar, matar e destruir; Eu(Jesus) vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.”
Jeremias 29:11
“Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o SENHOR, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”
NÃO SE CONFORME COM AS DOENÇAS E AS DORES.
As religiões ensinam às pessoas que quando elas estão doentes, é porque Deus quer que elas sofram, e sugerem que se ofereça esse sofrimento como sacrifício a Deus. Este conformismo com as doenças, ou com acidentes que acontecem, é diabólico porque não foi Deus que nos trouxe isso. Deus não deseja que tenhamos doenças, acidentes e males, mas é o diabo que quer fazer-nos passar por isso. O profeta Isaías nos revela a verdade, no capítulo 53:4,5 dizendo:
“Certamente Ele(Jesus) tomou sobre Si as nossas enfermidades e sobre Si levou asnossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas Ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre Ele, epelas suas feridas fomos curados.”
Está tudo escrito aí! A nós compete-nos colocarmos a nossa fé no que acabámos de ler, por isso reflicta sobre estas palavras até se fazer luz na sua mente.

retirado do blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

87-Salmo 107



1 Dêem graças ao SENHOR  porque ele é bom;
o seu amor dura para sempre.
2 Assim o digam os que o SENHOR resgatou,
os que livrou das mãos do adversário,
3 e reuniu de outras terras,
do oriente e do ocidente, do norte e do sula.
4 Perambularam pelo deserto e por terras áridas
sem encontrar cidade habitada.
5 Estavam famintos e sedentos;
sua vida ia se esvaindo.
6 Na sua aflição, clamaram ao SENHOR,
e ele os livrou da tribulação
em que se encontravam
7 e os conduziu por caminho seguro
a uma cidade habitada.
8 Que eles dêem graças ao SENHOR 
por seu amor leal e por suas maravilhas
em favor dos homens,
9 porque ele sacia o sedento
e satisfaz plenamente o faminto.
10 Assentaram-se nas trevas e na sombra mortal,
aflitos, acorrentados,
11 pois se rebelaram contra as palavras de Deus
e desprezaram os desígnios do Altíssimo.
12 Por isso ele os sujeitou a trabalhos pesados;
eles tropeçaram,
e não houve quem os ajudasse.
13 Na sua aflição, clamaram ao SENHOR,
e eles os salvou da tribulação
em que se encontravam.
14 Ele os tirou das trevas e da sombra mortal,
e quebrou as correntes que os prendiam.
15 Que eles dêem graças ao SENHOR,
por seu amor leal e por suas maravilhas
em favor dos homens,
16 porque despedaçou as portas de bronze
e rompeu as trancas de ferro.
17 Tornaram-se tolos por causa
dos seus caminhos rebeldes,
e sofreram por causa das suas maldades.
18 Sentiram repugnância por toda comida
e chegaram perto das portas da morte.
19 Na sua aflição, clamaram ao SENHOR,
e ele os salvou da tribulação
em que se encontravam.
20 Ele enviou a sua palavra e os curou,
e os livrou da morte.
21 Que eles dêem graças ao SENHOR,
por seu amor leal e por suas maravilhas
em favor dos homens.
22 Que eles ofereçam
sacrifícios de ação de graças
e anunciem as suas obras
com cânticos de alegria.
23 Fizeram-se ao mar em navios,
para negócios na imensidão das águas,
24 e viram as obras do SENHOR,
as suas maravilhas nas profundezas.
25 Deus falou e provocou um vendaval
que levantava as ondas.
26 Subiam aos céus e desciam aos abismos;
diante de tal perigo, perderam a coragem.
27 Cambaleavam, tontos como bêbados,
e toda a sua habilidade foi inútil.
28 Na sua aflição, clamaram ao SENHOR,
e ele os tirou da tribulação
em que se encontravam.
29 Reduziu a tempestade a uma brisa
e serenou as ondas.
30 As ondas sossegaram, eles se alegraram,
e Deus os guiou ao porto almejado.
31 Que eles dêem graças ao SENHOR
por seu amor leal e por suas maravilhas
em favor dos homens.
32 Que o exaltem na assembléia do povo
e o louvem na reunião dos líderes.
33 Ele transforma os rios em deserto
e as fontes em terra seca,
34 faz da terra fértil um solo estéril,
por causa da maldade dos seus moradores.
35 Transforma o deserto em açudes
e a terra ressecada, em fontes.
36 Ali ele assenta os famintos,
para fundarem uma cidade habitável,
37 semearem lavouras, plantarem vinhas
e colherem uma grande safra.
38 Ele os abençoa, e eles se multiplicam;
e não deixa que os seus rebanhos diminuam.
39 Quando, porém, reduzidos,
são humilhados com opressão,
desgraça e tristeza.
40 Deus derrama desprezo sobre os nobres
e os faz vagar num deserto sem caminhos.
41 Mas tira os pobres da miséria
e aumenta as suas famílias como rebanhos.
42 Os justos vêem tudo isso e se alegram,
mas todos os perversos se calam.
43 Reflitam nisso os sábios
e considerem a bondade do SENHOR.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

85-a Palavra é espada! (Miquéias)

1 Ai daqueles que planejam maldade, dos que tramam o mal em suas camas! Quando alvorece, eles o executam, porque isso eles podem fazer. 2 Cobiçam terrenos e se apoderam deles; cobiçam casas e as tomam. Fazem violência ao homem e à sua família; a ele e aos seus herdeiros. 3 Portanto, assim diz o SENHOR: “Estou planejando contra essa gente uma desgraça, da qual vocês não poderão livrar-se. Vocês não vão mais andar com arrogância, pois será tempo de desgraça. 4 Naquele dia vocês serão ridicularizados; zombarão de vocês com esta triste canção: ‘Estamos totalmente arruinados; dividida foi a propriedade do meu povo. Ele tirou-a de mim! Entregou a invasores as nossas terras’ ”. 5 Portanto, vocês não estarão na assembléia do SENHOR para a divisão da terra por sorteio. 6 “Não preguem”, dizem os seus profetas. “Não preguem acerca dessas coisas; a desgraça não nos alcançará.” Ó descendência de Jacó, 7 é isto que está sendo falado: “O Espírito do SENHOR perdeu a paciência? É assim que ele age?” “As minhas palavras fazem bem àquele cujos caminhos são retos. 8 Mas,ultimamente, como inimigos vocês atacam o meu povo. Além da túnica, arrancam a capa daqueles que passam confiantes, como quem volta da guerra.9 Vocês tiram as mulheres do meu povo de seus lares agradáveis. De seus filhos vocês removem a minha dignidade para sempre. 10 Levantem-se, vão embora! Pois este não é o lugar de descanso, porque ele está contaminado, e arruinado, sem que haja remédio. 11 Se um mentiroso e enganador vier e disser: ‘Eu pregarei para vocês fartura de vinho e de bebida fermentada’, ele será o profeta deste povo! 12 “Vou de fato ajuntar todos vocês, ó Jacó; sim, vou reunir o remanescente de Israel. Eu os ajuntarei como ovelhas num aprisco, como um rebanho numa pastagem; haverá ruído de grande multidão. 13 Aquele que abre o caminho irá adiante deles;
passarão pela porta e sairão. O rei deles, o SENHOR, os guiará.” 1 Então eu disse: Ouçam, vocês que são chefes de Jacó, governantes da nação de Israel. Vocês deveriam conhecer a justiça! 2 Mas odeiam o bem e amam o mal; arrancam a pele do meu povo e a carne dos seus ossos. 3 Aqueles que comem a carne do meu povo, arrancam a sua pele, despedaçam os seus ossos e os cortam como se fossem carne para a panela, 4 um dia clamarão ao SENHOR, mas ele não lhes responderá. Naquele tempo ele esconderá deles o rosto por causa do mal que eles têm feito. 5 Assim diz o SENHOR: “Aos profetas que fazem o meu povo desviar-se, e que, quando lhes dão o que mastigar, proclamam paz, mas proclamam guerra santa contra quem não lhes enche a boca: 6 Por tudo isso a noite virá sobre vocês, noite sem visões; haverá trevas, sem adivinhações. O sol se porá e o dia se escurecerá para os profetas. 7 Os videntes envergonhados, e os adivinhos constrangidos, todos cobrirão o rosto porque não haverá resposta da parte de Deus”. 8 Mas, quanto a mim, graças ao poder do Espírito do SENHOR, estou cheio de força e de justiça, para declarar a Jacó a sua transgressão, e a Israel o seu pecado. 9 Ouçam isto, vocês que são chefes da descendência de Jacó, governantes da nação de Israel, que detestam a justiça e pervertem tudo o que é justo; 10 que constroem Sião com derramamento de sangue, e Jerusalém com impiedade. 11 Seus líderes julgam sob suborno, seus sacerdotes ensinam visando lucro, e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apóiam no SENHOR, dizendo: “O SENHOR está no meio de nós. Nenhuma desgraça nos acontecerá”.12 Por isso, por causa de vocês, Sião será arada como um campo, Jerusalém se tornará um monte de entulho, e a colina do templo, um matagal. 1 Nos últimos dias acontecerá que o monte do templo do SENHOR será estabelecido como o principal entre os montes, e se elevará acima das colinas. E os povos a ele acorrerão. 2 Muitas nações virão, dizendo: “Venham, subamos ao monte do SENHOR, ao templo do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os seus caminhos, para que andemos nas suas veredas”. Pois a lei virá de Sião, a palavra do SENHOR, de Jerusalém. 3 Ele julgará entre muitos povos e resolverá contendas entre nações poderosas e distantes.
Das suas espadas farão arados, e das suas lanças, foices. Nenhuma nação erguerá a espada contra outra, e não aprenderão mais a guerra. 4 Todo homem poderá sentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e ninguém o incomodará, pois assim falou SENHOR dos Exércitos. 5 Pois todas as nações andam, cada uma em nome dos seus deuses, mas nós andaremos em nome do SENHOR, o nosso Deus, para todo o sempre. 6 “Naquele dia”, declara o SENHOR, “ajuntarei os que tropeçam e reunirei os dispersos, aqueles a quem afligi. 7 Farei dos que tropeçam um remanescente, e dos dispersos, uma nação forte. O SENHOR reinará sobre eles no monte Sião, daquele dia em diante e para sempre. 8 Quanto a você, ó torre do rebanho, ó fortaleza da cidade de Sião, o antigo domínio lhe será restaurado; a realeza voltará para a cidade de Jerusalém.” 9 Agora, por que gritar tão alto? Você não tem rei? Seu conselheiro morreu, para que a dor lhe seja tão forte como a de uma mulher em trabalho de parto? 10 Contorça-se em agonia, ó povo da cidade de Sião, como a mulher em trabalho de parto, porque agora terá que deixar os seus muros para habitar em campo aberto. Você irá para a Babilônia, e lá será libertada. Lá o SENHOR a resgatará da mão dos seus inimigos. 11 Mas agora muitas nações estão reunidas contra você. Elas dizem: “Que Sião seja profanada, e que isso aconteça diante dos nossos olhos!” 12 Mas elas não conhecem os pensamentos do SENHOR; não compreendem o plano daquele que as ajunta como feixes para a eira. 13 “Levante-se e debulhe, ó cidade de Sião, pois eu darei a você chifres de ferro e cascos de bronze para despedaçar muitas nações.” Você consagrará ao SENHOR ao Soberano de toda a terra, os ganhos ilícitos e a riqueza delas.

Amém! 
Biblia NVI - Miqueias 2,3 e 4