CRISTIANISMO

É muito triste observar que a quase totalidade das pessoas não percebe uma coisa fundamental! O Cristianismo NÃO É: a igreja católica, nem a protestante nem qualquer outra! O Cristianismo É:

1º Pela fé em Deus, acreditar que só a Bíblia é a Palavra de Deus Criador de tudo!
2º Viver diariamente de acordo com o ensino de Cristo.

É claro que é impossível para qualquer pessoa fazer isto pela sua capacidade e força, mas se deixar o Espírito Santo agir nela, então, verá a Glória de Deus!

"Quem não tem o Espírito(Santo) não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente." (1ª Coríntios 2:14)

Cristão não é aquela pessoa que afirma que é, porque qualquer um pode dizer que é cristão, mas isso não o torna um cristão! Cristão é quem a cada dia pratica a doutrina de Cristo, que é o que está escrito a Bíblia.

sábado, 11 de maio de 2013

111 - O QUE ALCANÇARÁ AQUELE QUE PÕE A SUA FÉ NOS BENS MATERIAIS?



Este texto é sobre o que está escrito no evangelho de Marcos 10:17 a 31.
“Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direcção e se pôs de joelhos diante Dele e lhe perguntou: “Bom mestre, que farei para herdar a Vida eterna?” Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Você conhece os mandamentos: ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’ ”. E ele declarou: “Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência”. Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse Ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me.” Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!”  Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: “Neste caso, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”. Então Pedro começou a dizer-lhe: “Nós deixamos tudo para seguir-te”. Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros”.
Este episódio bíblico é muito esclarecedor. Percebemos que o jovem se aproximou de Jesus a perguntar como herdaria a Vida eterna. Ele foi com o à-vontade de quem acreditava e praticava os mandamentos de Deus. Ele prostrou-se aos pés de Jesus, era um jovem crente. E Jesus assim o considerou também. Não o repreendeu nem o chamou de hipócrita como fez a alguns fariseus. mas sabia exactamente o que esse jovem precisava de saber e ouvir para poder herdar a Vida eterna ao lado de Deus. Sabia que o rapaz era sincero na sua pergunta.Também sabia exactamente o que ele não queria ouvir. Ainda assim amou-o e deu-lhe a Palavra. No versículo 21:
“Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me.”
Jesus sabia muito bem que esta Palavra era específica para este rapaz, porque as riquezas eram uma pedra de tropeço na vida dele. Ele confiava mais nelas do que em Jesus. Acontece muito isso com as pessoas que dizem amar e seguir Jesus. Mas na realidade estão suportadas pelo seus bens ou na força dos seus braços. Jesus não tem nada contra o facto das pessoas terem bens ou serem ricas, mas quando essas coisas afastam as pessoas de Deus e do caminho rumo à Vida eterna, Jesus não pode ficar indiferente e não deixa de nos avisar. Na Bíblia no versículo 26 e 27 os discípulos perguntam:
“Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: “Neste caso, quem pode ser salvo?”  Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”.
É impossível combatermos o nosso “eu” e mudarmos, sem a ajuda preciosa de Deus. Não temos estrutura espiritual, mental e física para o fazer. Quando tomamos consciência de que estamos a pecar o problema é que não sabemos como mudar, como o apóstolo Paulo descreve tão bem na sua carta aos Romanos 7: 18 a 20.
“Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.”
Mas Jesus ensina-nos na Bíblia que é a Palavra de Deus, como agir dentro da vontade de Deus. Ficamos também a conhecer Jesus Cristo e a saber o que é certo, e o que é errado aos olhos Dele. Aprendemos a colocar na prática tudo à luz do que Jesus Cristo diz na Bíblia. E descobrimos que temos um grande Ajudador e Consolador que se chama Espírito Santo.
No final deste episódio do jovem rico, percebemos que esse rapaz se afasta triste de Jesus. Nunca é fácil de reconhecer que estamos errados e alterar o nosso comportamento diante do que Jesus nos diz. Quando não diminuímos o nosso “eu”, para Jesus crescer dentro dos nossos corações ficamos parados ou desviados do verdadeiro Caminho que é Jesus Cristo, como Ele o afirma em João 14:6.
“Respondeu Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim.”
Jesus já sabia desta dificuldade que o rapaz iria ter, mas mesmo assim amou-o e deu-lhe a Palavra. Até parece um insucesso de Jesus; afinal Jesus Cristo é Deus e não conseguiu convencer este rapaz a andar no verdadeiro Caminho de santidade, e a libertar-se da sua pedra de tropeço que eram as riquezas. Neste caso eram as riquezas, mas pode ser qualquer outra coisa que se coloque acima de Jesus nas nossas vidas. Jesus não nos tira nunca nada, pelo contrário, e isso ficou claro para os discípulos e para quem leia na Bíblia o final deste episódio nos versículos 29 a 31:
“Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a Vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros”.Esta é uma promessa de Jesus para nós. Dá-nos ânimo para nunca desistirmos de dar a Palavra de Deus às pessoas, mesmo quando assistimos às recusas delas, em quererem ouvir e aceitar o que temos de melhor para lhes dar. Mesmo quando somos insultados ou perseguidos por falarmos o evangelho de Jesus Cristo. Nós só temos de “ir e pregar” o verdadeiro evangelho. Tal como Jesus nos ensina sem esconder o que aparentemente poderá ser considerado um insucesso seu. Mas na realidade Jesus está a mostrar aqui que todos temos livre-arbítrio para poder escolher e que cabe a nós essa decisão.

retirado do blog

LEIA TAMBÉM

quarta-feira, 1 de maio de 2013

110 - a Piedade de Deus.

É verdade que Deus Pai nos criou com esmero, à Sua semelhança. Colocou-nos num jardim lindo para o cuidarmos e podermos ter comunhão com Ele em santidade e imortalidade, por Seu amor. Também é verdade que não estivemos “à altura” desse amor; influenciados pelo diabo nos tornámos insignificantes pecadores por não termos tido temor a Deus. Pela boca do profeta Jeremias Deus disse. Jeremias 7:28.
“Portanto, diga a eles: Esta é uma nação que não obedeceu ao SENHOR, ao seu Deus, nem aceitou a correção. A verdade foi destruída e desapareceu dos seus lábios.”
A Humanidade afastou-se de Deus tornando-se ímpia. Quis esquecer tudo o que Deus ordenou e ensinou. Ainda hoje vemos acontecer exactamente o que o apóstolo Paulo escreveu, na 1ª carta a Timóteo 6: 3 a 4.
“Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende.”
Sabemos o que acontece quando o Homem se afasta da Palavra de Deus que é a Bíblia. Ele Fica sem a Verdade absoluta e tudo passa a ser relativo. O bem passa a ser o mal e o mal passa a ser o bem. Acrescentando ou retirando algo para servir os seus próprios interesses ou justificar práticas que não vêm de Deus. E Deus avisa em Isaías 5: 20, 21.
“Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo!Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião!”
Nascem assim as religiões e as seitas. Tantas vezes cridas como sendo a Verdade absoluta. Jesus Cristo, o Filho de Deus é deturpado e usado por pessoas que levam também os outros a afastarem-se da sã doutrina que só pode ser encontrada na Bíblia. Na 2ª carta a Timóteo 3:1 a 5 diz:
“Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.  Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,  sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparênciade piedade, mas negando o seu poder.”
Nesta carta escrita pelo apóstolo Paulo a Timóteo, ele explica o que é a Piedade segundo Deus, para que ninguém possa dizer que não teve o conhecimento. 1ª carta a Timóteo 3:16.
“Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo(Jesus), justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.”
É de facto um mistério o que levou Deus, na pessoa de Jesus a querer aproximar-se de uma Humanidade tão avisada mas tão ímpia e pecadora. É um amor e uma bondade que supera tudo o que sabemos e sentimos. E Deus explica o porquê em Isaías 55:8,9.
“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o SENHOR. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos…”
Ficamos a saber que a Piedade é todo o movimento que Jesus fez para nos aproximar de Deus Pai; desde que se despiu da Sua glória para se fazer carne, como nós; e voltou para a glória depois de ressuscitar; como será feito com os que crerem e andarem como Ele ensinou em 1ªTimóteo 4:7,8.
“Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas, e exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.”
Na 2ª carta de Pedro 1:3.
“Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.”
É por Seu divino poder que nos aproximamos de Jesus Cristo, nosso Salvador. João 6: 39.
“E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.”
Tudo o que precisamos para enfrentarmos o diabo e as suas tentações e nos livrarmos de pecar, no caminho que trilhamos rumo à Vida eterna com Deus, está nos ensinamentos de Jesus Cristo contidos na Sua Palavra que é a Bíblia. A Palavra de Deus é sábia; é a Verdade absoluta. Mas só com fé em Jesus Cristo é que a podemos colocar em prática e provar do Seu Eterno amor por nós.

retirado do blogue
http://arosadesaromportugal.blogspot.com